Venda de Bares e Restaurantes em Porto Alegre, RS

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5 lições práticas para você montar um restaurante de sucesso

5 lições práticas para você montar um restaurante de sucesso

A Feira do Empreendedor do Sebrae, que terminou ontem dia 23/02 em São Paulo, teve uma série de palestras e espaços para quem já tem ou quer ter o seu próprio negócio. Um dos espaços mais procurados pelos visitantes foi o “Restaurante de Sucesso”, um estande montado pelo Sebrae em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) para aqueles interessados em um empreendimento no setor de alimentação.

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Não adie, não desista. Abra seu negócio agora.

Não adie, não desista. Abra seu negócio agora.

Partes da entrevista da comentarista econômica Míriam Leitão a  edição da Revista PEGN de Fevereiro de 2016.

"...O que diria para quem quer abrir um negócio em 2016? 

Míriam Leitão: Este é um momento hostil. Mas não diria para ficar em casa, desistir, adiar, nada disso. Nenhum empreendedor espera as condições ideais para abrir uma empresa. E são muitos os negócios de sucesso qie nasceram em condições adversas. O desafio faz parte do empreendedorismo. Mas não pode ser um desafio sem base. Em um cenário incerto, ele tem que analisar com mais cuidado ainda todas as variáveis que pode controlar: a qualidade do produto, o conhecimento do cliente, a relação com os fornecedores, a legislação do setor, o cálculo dos custos... Tem que buscar todas as informações que puder, e também procurar aconselhamento. Se fizer isso, pode criar um negócio de valor. Você sabe, abrir uma empresa quando a econômia esta crescendo não é tão vantajoso assim. Por que fica aquele oba-oba, aquela idéia de que tudo vai dar certo, não importa o que você faça. Na crise, muita gente se retrai, o que abre espaço para o empreendedor que tiver uma boa ideia, um bom nicho, com capital para crescer. E daí, quando passa a turbulência, aquele que ficou parado não consegue voltar, mas o novo empreendimento tem tudo para crescer. Porque a crise não vai durar para sempre.Parece óbvio, mas nos momentos mais difícies a sensação que fica é de que esse é o novo normal. Não é verdade. O país vai sair disso. Se você não abrir seu negócio agora, pode perder a oportunidade, e alguém vai adotar a sua ideia. 

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Sancionada Lei dos Food Trucks de Porto Alegre

Sancionada Lei dos Food Trucks de Porto Alegre

A lei que regulamenta a gastronomia itinerante (food trucks) na capital foi sancionada pelo prefeito José Fortunati nesta quinta-feira, 11, em solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal. O ato contou com a presença Secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio, Antônio Kleber de Paula, de comerciantes de food trucks e vereadores. A lei entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e tem o prazo de 90 dias para ser regulamentada.

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Entender e conhecer seu cliente: chave do sucesso

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A base para manter um bom relacionamento com o cliente está no mantra repetido milhares de vezes: “entender e conhecer o cliente é a chave do sucesso de qualquer negócio”. O desafio é como executar esta tarefa.

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Tendências de gastronomia para 2016

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A gastronomia brasileira já passou pelo “raio gourmetizador”, foi invadida pela cozinha molecular, teve uma febre de cupcakes, bolos no pote, flores comestíveis e outros ingredientes que se sobrepuseram nos cardápios dos restaurantes de todos os cantos do país. Mas o que gastronomia reserva para 2016, um ano em que certamente será preciso apostar na boa culinária para ser melhor digerido?

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12 formas diferentes de fazer churrasco pelo mundo

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Se você acha que um bom churrasco é feito apenas de picanha, linguiça e pão de alho, se engana.
Há diferentes formas de fazer e comer churrasco pelo mundo e a nossa versão é apenas uma diante das infinitas possibilidades daquilo que as pessoas chamam de churrasco.

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Inovação: peça chave no setor de alimentação

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A receita para as empresas do setor de alimentação é a procura por se distinguir na renhida batalha do mercado globalizado. Isso contém ingredientes clássicos como qualidade total, reengenharia, relação custo-benefício, compromisso com o cliente, etc. Essas ações, embora necessárias, não são mais suficientes para garantir a competitividade e o crescimento. A inovação tornou-se peça chave no setor de alimentação. 

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